domingo, 31 de maio de 2009

(cont. parlendas.)

Propostas de atividades

Antes da leitura:

1- Apresente às crianças o título do livro Salada, saladinha, e peça que identifiquem de onde esse verso foi tirado. Será que conhecem essa parlenda de pular corda? Diga-a junto com a classe.
2- Leia algumas trovinhas (de brincadeiras) para as crianças e pergunte a elas quem conhece essas brincadeiras? Alguém já brincou de barra-manteiga? O que é que se fala na brincadeira do corre-cutia? Como é que a gente faz para tirar o pegador? E o que a gente diz antes de se esconder?
3- Convide-os a observar a capa: que relação as ilustrações de Marcelo Cipis têm com o título? Provoque-os: Salada vai ao forno? O homem segura um guardanapo? Diga que, quando estiverem lendo, descobrirão o que elas têm a ver com o texto.

Durante a leitura:

Informe às crianças que as parlendas costumam variar de uma época para outra ou de um lugar para outro. Peça que registrem as que já conhecem e também as que conhecem de um jeito um pouco diferente. Combine com elas um código para fazer a marcação.

Depois da leitura:

1- Como as parlendas costumam sofrer pequenas modificações de acordo com a época e o lugar, é provável que você e sua turma conheçam versões diferentes de muitas delas. Comparar diferentes versões de um mesmo texto é uma excelente atividade, pois para realizá-la é necessária uma leitura atenta para se identificar o que permanece e o que muda.
2- As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois é por meio do ato de brincar que a criança expressa suas emoções, interage com outras crianças, aprimora seu desempenho físico-motor e desenvolve sua linguagem, comunicando-se com o mundo.
Ensine a seus alunos as brincadeiras relacionadas às diferentes parlendas que integram esse livro e estimule-os a se divertir com elas.
3-Certos recursos expressivos recorrentes nas parlendas possibilitam um trabalho rico e produtivo com atividades para a alfabetização:
· a repetição de palavras;
· a repetição de estruturas sintáticas;
· as rimas.

a) Nas parlendas em que ocorrem repetições de palavras peça aos alunos que:
· encontrem as palavras que se repetem;
· verifiquem quantas vezes cada uma se repete;
· confiram se a cada repetição elas têm o mesmo sentido ou não.
b) Nas parlendas em que ocorrem repetições de estruturas sintáticas, isto é, em que uma mesma estrutura oracional ocorre ao longo do poema com pequenas variações, assinalem com uma cor as partes que não mudam e, com outra, as partes que variam.
Por exemplo, na parlenda cujo verso inicial é “Não me olhe de banda”, p.20, não mudam os seguintes trechos:
Não me olhe de __________,
Que eu não __________,
Estimule-os a produzir mais versos para a parlenda aproveitando o modelo.
Por exemplo: Não me olhe de frente,
Que eu não fico contente!

c) Com relação às rimas, estimule as crianças a descobrirem quais as palavras que rimam e que letras representam os sons que combinam e produzem rima.

4-Várias parlendas envolvem o diálogo entre os participantes da brincadeira, como ocorre em “ Bento que Bento é o frade!” (p.46), “Que horas são?” (p.48) e tantas outras. É uma maneira bem divertida de ensinar o uso do travessão para indicar mudança de interlocutor.
5-Para os pequenos que ainda não conseguem decifrar o escrito, peça que acompanhem a leitura em voz alta apontando com o dedo o trecho que está sendo lido.
6-Para as crianças que já compreendem o sistema de escrita, mas têm pouca fluência para ler autonomamente porque ainda não sabem ler as letras minúsculas, é possível incentivá-las a ler sozinhas, uma vez que as parlendas estão grafadas em letra maiúscula.
7-Ensine para as crianças uma das parlendas e, quando souberem o texto de cor, desafie-as transcrevê-lo de memória.
8-Ensaie a recitação das parlendas com a turma toda e, quando estiver bem bonito, grave em fita cassete ou CD. Assim, poderão acompanhar a leitura enquanto escutam a interpretação oral.
9-Apresente uma versão de uma das parlendas que as crianças saibam de cor na qual apareçam palavras a mais ou a menos, trocadas ou fora de ordem: os alunos devem identificar quais palavras foram acrescentadas, eliminadas, invertidas ou trocadas.
A atividade exige que as crianças observem o texto com muita atenção para descobrir qual a “pegadinha”; atenção necessária à leitura para revisão de textos.
Estas são algumas sugestões de atividades que podem ser trabalhadas com as crianças em sala de aula, pois ao ouvir e ler parlendas, somos tocados por pequenos poemas que nos convidam para a ação e brincadeira, além de entrarmos em contato com a língua em sua forma mais natural e espontânea_ uma linguagem poética que diverte, incita e desperta a imaginação.

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