terça-feira, 2 de junho de 2009

Sugestão de atividade



Cantos e Roda de Leitura

Análise cultural do brinquedo e critérios de escolha de acervo.
Planejamento de atividades lúdicas, dentro do contexto pedagógico da organização.
Organização de espaços para o brincar.
Intervenções educativas que contemplem a leitura e o brincar.
Criação de brinquedos e jogos.
Jogos simbólicos e jogos de regras.
Jogos de tabuleiro.
Histórias e memórias: textos e contextos.
O papel significativo dos contos.
Características da oralidade.
O lugar do contador: apropriação e domínio do texto.
A escolha da história de acordo com os ouvintes.
Ler e contar: diferenças e semelhanças.
O apoio de alguns materiais – construção da caixa e / ou baú.
Teatro e jogos teatrais.

O papel do professor:
Saber valorizar o brincar e a leitura da criança.
Saber propor situações nas quais as crianças participem da definição do projeto de confecção de brinquedos e jogos, participando da determinação do tempo e do espaço.
Observar e registrar os momentos de brincadeiras e jogos das crianças como material de reflexão para seu trabalho: os enredos que criam, como lidam com as regras, etc.
Saber organizar o espaço e os materiais de forma que facilite o aparecimento das brincadeiras e do interesse pela leitura.
Saber ser um elemento integrante das brincadeiras, como observador, organizador e mediador.
Possibilitar o enriquecimento do conhecimento.
Possibilitar o uso dos conhecimentos ligados à língua para ter um participação social cada vez mais intensa, sabendo expressar idéias, sentimentos e opiniões.
Favorecer o gosto pela leitura.
Saber selecionar os livros para as diferentes faixas etárias.
Incluir as rodas de leitura e as brincadeiras em seu planejamento como atividades permanentes.
Planejar diferentes propostas de atividades envolvendo leitura.
Promover momentos de troca de informações e opiniões a partir de leituras.
Construir diferentes recursos e materiais de acompanhamento e avaliação que possam ser usados durante as ações tanto do brincar quanto do ler.


Montagem do espaço

Considerar as características dos usuários.
Considerar a versatilidade do espaço transformando em diferentes ambientes, com diferentes propósitos.
Buscar uma organização que tenha uma certa lógica de uso.
Contemplar espaço para sucatas no acervo lúdico.
Considerar a participação das crianças na criação do acervo.

Sugestões para organizar jogos, brinquedos e livros

Uso de prateleiras para livros e brinquedos.
Divisórias para separação de títulos.
Caixotes de madeira para armazenar os brinquedos.
Caixotes de madeira com rodinha para transportar os brinquedos.
Móvel – revisteiro para revistas, periódicos e livros ficarem em pé.
Tambores e cestos para guardarem os brinquedos.
Sacos, para guardar panos, cordas e bolas.
Malas de viagem para acomodar fantasias.
Baús feito de papelão.
Gavetas para guardar brinquedos.
Expositores de livros feitos de pano e plástico transparente.
Quadros de aviso para facilitar a comunicação.
Painel de indicação de leitura.
Fichário para armazenar textos e montar a hemeroteca.
Fichário para marcar empréstimo de livros.
Cabideiro.
Arara.
Espelhos.
Carrinhos de feira para transportar brinquedos.
Espaço especial para leitura: tapete, almofadas, colchonetes, pufes.


Alguns Cuidados:

Realizar a listagem do acervo recebido.
Montar uma pasta com cópias das regras dos jogos.
Organizar caixas com kits de faz de conta, divididos por temáticas. Exemplo: salão de beleza, veterinário, casinha, etc.
Discutir com as crianças os critérios de organização.
Registrar na caixa os materiais que compõem determinado Kit.
Reservar um local de destaque para guardar brinquedos e jogos produzidos pelas crianças.
Reforçar a embalagem dos jogos com contact.
Separar uma caixa para achados e perdidos.
Criar uma comitiva de crianças responsáveis para manter o espaço.

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